Timidez ou Fobia social?



Fobia social e timidez não são a mesma coisa! Timidez é um medo leve de exposiçã, enquanto a fobia social caracteriza-se como um transtorno mental com medo elevado que pode paralisar e dificultar ações simples do dia a dia como ir à padaria comprar pão.

Geralmente quem sofre de fobia social tem ciência de que o seu medo é exagerado e que não possui sentido, porém, não consegue evita-lo. Isso gera ao sujeito situações de desperdício de vivências como no âmbito profissional e interpessoal, uma vez que oportunidades de emprego e de relacionamentos são perdidas.

Algumas pessoas com fobia chegam a ter reações intensas como ataques de pânico sentindo taquicardia, suor, falta de ar, tontura, ondas de frio e de calor e fraqueza nas pernas. Elas podem ter a sensação de que terão um infarto, que desmairão, ficarão loucas e etc. Por isso, elas podem sentir-se impedidas de fazer várias coisas.

A timidez, por sua vez, se manifesta em algumas circunstâncias e não "empobrece" a qualidade de vida do sujeito. Ele reconhece que possui medo, e este lhe causa ansiedade, batimentos cardíacos acelerados, suor e dificuldade em expressar os sentimentos, mas essa barreira é superada (o que não ocorre na fobia), mesmo que com dificuldade e sem exatidão no que, de fato, queria expressar.

Tanto a timidez quanto a fobia social possuem tratamento através da psicoterapia e, em alguns casos, uso de medicação receitados por um psiquiatra, visando o fato de que um potencializará o efeito do outro. Não faça uso de medicamento sem prescrição.
Consulte um psicoterapeuta e supere suas limitações.


#psicologia #fobiasocial #social #afeto #emoções
#metanoia #mude #fobia #mudanças #psicanalise
#tristeza #identidade #subjetividade #felicidade
#autoreconhecimento #angustia #expressão
#demonstração #sentimento #serunico #autenticidade
#relacionamentos #timidez

Comentários